quarta-feira, 25 de março de 2009

Escola Secundária D. Sancho I

Em homenagem a Vasco da Costa Moreira (13 de Janeiro de 1950 - 17 de Março de 2009), que durante a sua vida colaborou para o crescimento intelectual e moral da Escola Secundária D. Sancho I, ajudando a formar centenas de Homens e Mulheres do Amanhã.


segunda-feira, 23 de março de 2009

Mais Personalidades Famalicenses

Tomás Pereira


Tomás Pereira nascido em São Martinho do Vale (Famalicão) a 1 de Novembro de 1645, foi um sacerdote jesuíta que ficou para a história como um dos grandes impulsionadores do encontro cultural entre o Ocidente e a China.
Estudou na Escola de Artes de Coimbra e em 25 de Setembro de 1663 entrou para a Companhia de Jesus. A 15 de Abril de 1666 embarcou para a Índia continuando os seus estudos em Goa, seguindo depois para Macau. Na China foi apresentado ao imperador Kangxi pelo colega jesuíta Ferdinand Verbiest.
Foi astrónomo, geógrafo e principalmente músico, sendo considerado o introdutor da música europeia na China. Escreveu um tratado sobre a música europeia que foi traduzido para Chinês e construiu de um órgão e de um carrilhão que foram instalados numa igreja de Pequim. Foi responsável pela criação dos nomes chineses para os termos técnicos musicais do Ocidente, muitos dos quais usados ainda hoje.
Conselheiro do imperador, conseguiu deste, em 1689, o que alguém jamais havia conseguido: o Édito da Tolerância da Religião Católica. Foi ainda o principal responsável pelo Tratado de Nerchinsk que delimitou a fronteira entre a China e a Rússia, evitando uma guerra que se avizinhava. Superior dos jesuítas na China, tinha a categoria de Mandarim quando faleceu em 1708 em Pequim.


Vítor Paneira


Vítor Manuel da Costa Araújo, mais conhecido por Vítor Paneira nascido em Vila Nova de Famalicão a 16 de Fevereiro de 1966 é um ex-futebolista que jogou na principal divisão do futebol português pelo Benfica e pelo Guimarães, tendo sido 44 vezes internacional pela selecção principal.
Formado no Futebol Clube de Famalicão, Paneira chegou ao Benfica na época de 1988/89, vindo do Vizela que na altura disputava a segunda divisão nacional e tendo participado no Torneio de Toulon pela Selecção de sub-21. Ao serviço do Benfica foi campeão nacional por três vezes, ganhou uma Taça de Portugal e foi finalista da Taça dos Campeões Europeus.
Sai do Benfica ainda no auge da sua carreira e na plena posse das suas capacidades (com 29 anos). Para trás ficaram alguns dos melhores momentos naquele corredor direito que fez as delícias dos adeptos benfiquistas.
Na época de 1995/96 mudou-se para o Vitória de Guimarães, onde jogou durante quatro épocas, conseguindo posicionar-se nos primeiros lugares da tabela classificativa da primeira divisão e fazer frente aos 3 grandes para a luta dos lugares cimeiros.
Na selecção, Paneira tem, igualmente, um excelente percurso sendo "dono" do lado direito do ataque de Portugal durante vários anos e fazendo vários jogos consecutivos a titular. Terminou a sua carreira de futebolista no Académica de Coimbra e a partir da época de 2002/03 abraçou a carreira de treinador.


Quim



Futebolista português, Joaquim Manuel Sampaio Silva nasceu em Vila Nova de Famalicão a 13 de Novembro de 1975. Começou a carreira desportiva ao serviço do Sporting Clube de Braga. O guarda-redes famalicense fez o primeiro jogo na mais alta competição futebolística nacional na época de 1994/1995, mas apenas se tornou titular três épocas mais tarde. Em 1994 venceu a medalha de Ouro no Campeonato da Europa de Sub-18. A estreia na selecção nacional aconteceu em 1999, contra a selecção de Andorra, jogo que Portugal venceu por 4-0. Foi seleccionado por Humberto Coelho para o Europeu de 2000 e, mais tarde, por António Oliveira, para o Mundial na Coreia em 2002. No entanto, Quim não chegou a integrar a comitiva Portuguesa neste mundial por o resultado da análise anti-doping revelar quantidades excessivas de nandrolona. No Euro 2004, enquanto jogador do clube minhoto, foi convocado para a selecção nacional de futebol. Na temporada 2004/05 passou a representar o Benfica, ao serviço do qual se sagrou campeão nacional. Na época seguinte, apesar de ter perdido a titularidade no clube da Luz, continuou a ser aposta de Scolari para suplente de Ricardo na selecção e foi convocado para o Mundial 2006, na Alemanha.


Padre Benjamim Salgado


O Padre Benjamim Salgado nasceu em Joane a 8 de Maio de 1916. Desde cedo revelou uma forte sensibilidade e aptidão para a música e o teatro. Nos seminários de Braga frequentou o curso de Humanidades, Filosofia e Teologia. Estudou ainda Oratória, na área da música, Harmonia/Composição Musical e em 1938 é ordenado sacerdote. A partir de então, desenvolve uma série de actividades entre as quais ligadas à cultura, que não deixaram os famalicenses indiferentes. Em 2 de Janeiro de 1960, torna-se Vereador da Cultura, Viação e Trânsito e mais tarde, assume o lugar de Presidente da Câmara. Entre o leque de actividades que levou a cabo, destaca-se o empenho na renovação da Biblioteca, tendo sido seu director entre 1961 e 1971.


António Sampaio Couto



Nascido em 25 de Março de 1938, foi uma personalidade de referência na vida económica e social de Famalicão nas últimas décadas. Foi fundador de várias empresas, tornando-se rapidamente num das principais empresário do sector da construção civil do Norte do País. De modo discreto, mas eficaz, apoiou actividades de diversas organizações cívicas, religiosas, sociais, culturais e desportivas do nosso concelho, em nome da construção de uma sociedade mais solidária e mais respeitadora da dignidade da pessoa humana. Faleceu em 20 de Novembro de 2003.


Pedro Faia




Licenciado em Educação Física e Desporto, mestre em alto rendimento desportivo pelo Comité Olímpico Espanhol e mestre em avaliação das actividades físicas e desportivas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Pedro Faia é actualmente treinador do Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão, na modalidade Natação Pura. Enquanto treinador contabiliza 138 títulos de campeão nacional e 97 títulos de vice-campeão de categorias. Detentor de 21 recordes nacionais, conta já com 29 internacionalizações ao serviço da Federação Portuguesa de Natação. Conquistou o 19.º lugar nos Campeonatos do Mundo de Montereal 2005 na prova de 200 mariposa e o 16.º lugar na mesma prova, nos Campeonatos do Mundo de Xangai 2006. Participou nos Campeonatos do Mundo de Juniores, no Rio de Janeiro, em 2006; nos Campeonatos do Mundo Piscina Longa, no Canadá, em 2005; nos Campeonatos do Mundo Piscina Curta, Indianápoli 2004 e Xangai 2006; e nos Campeonatos do Mundo de Manchester, em 2008. Esteve também presente nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Em 2006, recebe o Prémio de Treinador do Ano de Absolutos da ANNP e, em 2007, é distinguido com a Medalha de Mérito Municipal Desportivo, sinal de justo reconhecimento pelo contributo que presta ao desporto.

Destaque do mês: Esp@ço Internet


Descrição: O Esp@ço Internet é um espaço público de acesso gratuito, destinado à utilização de carácter lúdico, cultural, de lazer, de acesso a todas as pessoas, residentes ou não no Concelho de Vila Nova de Famalicão.
Valências: Espaço onde é possível o acesso a chats e jogos, consulta e utilização de e-mails pessoais, download de ficheiros, criação de pastas e gravação de conteúdos no PC e utilização das drives (disquetes ou CD ROM).
Horário de Funcionamento:
Segunda-feira: das 9h às 13h e das 17h15 às 19h
Terça-feira: das 9h às 19h
Quarta-feira: das 9h às 14h e das 17h às 19h
Quinta-feira: das 9h às 19h
Sexta-feira: 9h às 13h e das 15h30 às 19h
Sábado: das 10h às 19h
Localização:
Rua Adriano Pinto Basto, 79
4760-114 Vila Nova de Famalicão